Histórico

A CAIXA Seguridade foi constituída em 21 de maio de 2015, como uma subsidiária integral da CAIXA, com o objetivo de consolidar, sob uma única sociedade, todas as atividades da CAIXA nos ramos de seguros, capitalização, previdência complementar aberta, consórcios, corretagem e atividades afins, incluindo quaisquer expansões futuras dessas atividades, no Brasil ou no exterior, orgânicas ou não, proporcionando ganhos de escala nessas atividades e em suas operações e obtendo reduções de custos e despesas no segmento de seguridade.

No dia 29 de abril de 2021, a CAIXA Seguridade concluiu sua oferta pública de ações na B3 e passou a ser listada no segmento Novo Mercado com o ticker CXSE3. A Oferta totalizou um volume financeiro de R$ 5,0 bilhões, considerando a Oferta Base (450 milhões de ações) e o Lote Suplementar (67,5 milhões de ações). Mantido o controle da CAIXA, a Companhia passou a ter 17,25% de suas ações em Free-Float representadas por 108.973 acionistas, sendo 107.586 pessoas físicas.

Com uma história de mais de 150 anos, a CAIXA começou a atuar no mercado de seguros em 1967 com a fundação da entidade que viria a se tornar a CAIXA Seguradora. No começo, entre os anos de 1970 e 1980, a indústria brasileira de seguros apresentou um crescimento modesto, influenciado pelas condições econômicas do período e por uma cultura ainda pouco atenta à proteção garantida pelos seguros.

A partir dos anos 90, mudanças na regulamentação do setor permitiram que as companhias seguradoras tivessem maior liberdade na estruturação dos produtos. Tais mudanças possibilitaram o ingresso de sociedades estrangeiras, trazendo a experiência de mercados mais consolidados no segmento de seguridade. Neste contexto a CAIXA estabeleceu em 2001 uma parceria com a francesa CNP Assurances com prazo de 20 anos, especialista em seguros há mais de 150 anos, que lidera o mercado francês nesse negócio, ocupando o quarto lugar em seguros de vida na Europa.

Com a proximidade do fim desse acordo, a Caixa Seguridade iniciou já em 2017 estudos para a reorganização de suas parcerias, tendo como foco a busca de sócios especializados para cada um dos blocos de produtos de seguridade desenhados na nova estratégia. Este processo culminou com a assinatura de novos acordos de associação, iniciados em 2021: (i) com a CNP Assurances, pelo prazo de 25 anos, para exploração dos ramos de seguros de vida, prestamista e previdência; (ii) com a Tokio Marine, por 20 anos, para os seguros habitacional e residencial; (iii) com a Icatu, por 20 anos, para o segmento de capitalização; (iv) com a CNP Assurances, por 20 anos, em Consórcios; e (v) Serviços de Assistência com a Tempo Assist, também para os próximos 20 anos.

Perfil Corporativo

A holding CAIXA Seguridade Participações S.A., uma companhia controlada pela CAIXA, desenvolve e implementa a estratégia comercial  para a venda dos produtos de seguridade da CAIXA, o maior banco brasileiro em termos de depósitos e empréstimos e um dos maiores em termos de capacidade de distribuição, com mais de 4 mil agências e postos de atendimento, mais de 13 mil casas lotéricas e quase 9 mil correspondentes bancários.

A operação da CAIXA Seguridade oferece uma ampla variedade de apólices de seguro de vida e não-vida, bem como planos de previdência privada, títulos de capitalização e consórcios. Tem também como importante receita, a receita corretagem e de distribuição e de uso da marca CAIXA, paga pelas seguradoras pela comercialização de seus produtos nas agências e correspondentes bancários da CAIXA.

A CAIXA Seguridade participa também dos resultados da administração e da intermediação dos seguros vendidos na rede de distribuição do Banco PAN, por meio da Too Seguros, a nova marca da PAN Seguros, e da PAN Corretora.

O segmento de seguridade da CAIXA é a operação bancassurance que mais cresce no Brasil. A plataforma é hoje a terceira maior seguradora local, e aumentou expressivamente sua participação no mercado de seguridade nos últimos anos, e líder no segmento de seguro habitacional, com participação de mercado de mais de 60%.

voltar

topo